Featured Posts

Vida Útil e Garantias dos Equipamentos

De acordo com a SEIA (Solar Energy Industries Association), os sistemas fotovoltaicos solares têm expectativa de vida de mais de 30 anos.

No entanto, mesmo que os painéis sejam garantidos pelo fabricante para durar tanto tempo, e o resto dos componentes que fazem a sua matriz funcionar?

As garantias não são necessariamente equivalentes à expectativa de vida, mas servem como referencia para quem está interessado em começar a investir.



Módulos Fotovoltaicos

Os módulos solares geralmente possuem garantias de desempenho de 25 anos e garantias limitadas de 10 a 15 anos. As garantias de desempenho garantem que a potência produzida diminuirá a uma taxa estabelecida pelo fabricante - geralmente cerca de 0,7% ao ano. Até o final do ano 25, a saída deve estar em menos de cerca de 80% da potência de saída rotulada.


garantias módulos fotovoltaicos

Inversores

As garantias dos inversores variam com os diferentes tipos de fabricantes.

Os inversores centrais geralmente possuem garantias de 5 anos a 8 anos, podendo se estender por até 10 anos, dependendo do fabricante.


Microinversores


Vêm com garantias mais longas, normalmente de 12 à 15 anos.


garantias Inversores fotovoltaicos on-grid

Estruturas de Fixação


A estrutura de fixação é toda em alumínio com algumas peças em aço inox. Muito resistente a corrosão.

A estrutura varia de acordo com o tipo de telhado do local. Para que os módulos possam estar bem fixados, é importante determinar se o local possui telhas de cerâmica, de fibrocimento, metálica, ou se os módulos vão ser instalados em uma laje ou diretamente ao solo.

A garantia da estrutura pode chegar a 10 anos, dependendo do fornecedor e do tipo de estrutura.



Garantia Estruturas de fixação fotovoltaica

Garantias dadas pela Energy Solver

Sistema Completo: A Energy Solver oferece as seguintes garantias estabelecidas em contrato:

  • 3 anos de garantia para o pleno funcionamento do sistema, assegurados em contrato.

  • Garantia da geração média mensal (considerando períodos de 12 meses), nos 2 primeiros anos de funcionamento, desde que haja ao menos 2 lavagens nos módulos durante o período seco (abril a setembro), em intervalos trimestrais.


O & M


A manutenção apropriada pode ajudar a prolongar a vida útil da sua matriz solar.


Manutenção preventiva: agendando as verificações de manutenção para se adequar às recomendações do fabricante, conforme exigido pelas garantias do equipamento. A frequência de manutenção preventiva é determinada pelo tipo de equipamento, condições ambientais e termos de garantia.


Manutenção corretiva: necessário para reparar danos ou substituir componentes com falha. Tarefas de manutenção corretiva menos urgentes podem ser combinadas com tarefas programadas de manutenção preventiva.


Basicamente, em geral, a manutenção de um sistema fotovoltaico se resume à limpeza periódica dos módulos fotovoltaicos para evitar que a poeira se acumula sobre os mesmo. Essa limpeza é importante, principalmente, para manter a eficiência dos módulos e consequentemente da usina solar.


Embora as garantias dos componentes sejam menores de 30 anos, se você fizer a lição de casa antes da instalação e executar a manutenção ao longo de sua vida útil, você pode garantir uma vida longa para seu sistema solar.