Featured Posts

Manutenção de um sistema fotovoltaico

MANUTENÇÃO DO SISTEMA FOTOVOLTAICO

Uma questão sempre abordada quando se está pretendendo instalar um sistema fotovoltaico é a manutenção necessária para esse tipo de equipamento. A grande maioria das pessoas se preocupa com o fato de ter que operar equipamentos eletrônicos como o inversor. Na realidade isso não se fará necessário e, se for necessário, um técnico habilitado deverá fazê-lo. Ao proprietário de um sistema fotovoltaico cabe apenas a limpeza dos módulos de maneira periódica. Não existe um tempo determinado para se fazer a limpeza. Tudo depende da quantidade de poeira que o local onde foi instalado recebe. Em áreas rurais ou com rua de chão batido a quantidade de poeira acumula-se muito mais rápido que em regiões mais urbanizadas. A presença de muitas árvores e pássaros também aumenta a necessidade de se realizar essa limpeza.


Em tempos de estiagem, normalmente entre abril e setembro deve-se manter maior atenção quanto a essa manutenção, sendo aconselhável a limpeza a cada 2 meses. Em períodos úmidos, quando há um regime regular de chuva, essa necessidade é menor.

Não é recomendado que se use produtos químicos para a limpeza ou jatos de água pressurizados, apenas água e vassoura ou escova de cerdas macias ou um pano é o suficiente.


Ao longo dos meses é possível que ao desempenho de um sistema fotovoltaico sujo seja 15% menor que um sistema fotovoltaico limpo. Em um sistema de 3 kWp isso chega a mais de 50 kWh no mês, ou cerca de 40 reais em termos monetários.



Os efeitos do acumulo de sujeira sobre os módulos

Um dos indícios da necessidade de se realizar a manutenção em seu sistema fotovoltaico é através do monitoramento. Mesmo em um dia ensolarado e com céu limpo o sistema fotovoltaico não conseguirá atingir a sua máxima potência. Além disso, pode-se comparar a geração do sistema ao longo dos dias e meses, sendo possível observar uma diminuição da potência pico em função do acumulo de partículas sobre os módulos.


Essas perdas de potência podem representar entre 10% e 20%. O mesmo sistema fotovoltaico de 3 kWp em horário de pico, entre 13 e 14 horas chegaria então entre 2,4 kWp e 2,7 kWp.


Como já foi constatada, a limpeza periódica do sistema é muito importante além de ser uma manutenção de baixo custo. Mesmo que se pague para que se realize esse tipo de serviço a cada 3 meses esse valor retornará a você com a melhora na produção de energia que poderá ser notada. O acumulo muito prolongado de sujeira pode causar manchas, fungos e corrosão nos módulos, reduzindo assim também a sua vida útil, que é de mais de 25 anos.


Recent Posts
Archive
Search By Tags
Follow Us
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Social Icon
energysolver
Juntos pela energia solar

(31) 3245-9070

  • Linkedin Energy Solver

Todos os direitos reservados:

© energy solver

Av. Otacílio  Negrão de Lima, 13720 Pampulha,

Belo Horizonte - Minas Gerais, Brasil

Funcionamento: 

Segunda à Sexta-feira das 08h00 às 18h00