Featured Posts

Microinversor ou Inversor String. Qual o mais indicado para você?


A função dos módulos fotovoltaicos é a captação e transformação da radiação solar em energia elétrica. Os módulos fotovoltaicos mais comercializados são os de 60, 72 e 144 células. Podendo ser eles, Policristalinos ou Monocristalinos. As células são compostas de silício (com alto índice de pureza). O silício é um material semicondutor.


A função dos inversores é a conversão da energia de corrente contínua para corrente alternada, na frequência e tensão adequada para a casa. O inversor string possui limitações quanto ao número de posições aos quais os painéis poderão ser colocados e a quantidade de módulos em cada "string " ou fileira.


Os inversores são indicados em instalações com pouco sombreamento, onde uma grande quantidade de painéis possa ser instalado com uma mesma inclinação e orientação, já que os mesmos possuem números limitados de "MPPTs" e as "MPPTs", implicam em orientações iguais para módulos instalados em uma mesma "MPPT".

Uma vantagem do uso de inversores em comparação aos micros é o menor custo por kW instalado. Em projetos residenciais, esse custo costuma ser pequeno. Porém, em projetos superiores à 5kW essa diferença passa a ser relevante.


Os microinversores tem a mesma função do inversor string.

Porém, em locais onde existem sombreamentos variáveis ao longo do dia, como aqueles causados por uma antena, árvore ou chaminé, os microinversores levam vantagem sobre os inversores string porque lidam com a geração de energia de cada painel separadamente. Por esse motivo, os microinversores são também indicados em locais aonde é necessária a instalação de painéis em diferentes orientações.

Além disso, os microinversores proporcionam o monitoramento de cada módulo individualmente.

Outra vantagem é a instalação.

Os microinversores são instalados junto a estrutura de fixação, ficando logo abaixo dos painéis fotovoltaicos. Com isso, a necessidade de se alocar um local arejado, abrigado e com sobra (como é exigido para os Inversores String), não é aplicada. Tudo isso, torna a instalação muito mais rápida e menos onerosa, já que a instalação dos micros também dispensa o uso de string box (proteção em corrente contínua), sendo necessário no final das constas, apenas a instalação da proteção em corrente alternada.


As estruturas de fixação irão variar de acordo com o tipo de telhado ou cobertura do local de instalação dos painéis fotovoltaicos. Em telhados coloniais é indicado o uso de ganchos estruturais. Em telhados de telha de concreto ou de fibrocimento, o recomendado é o uso de parafusos estruturais. Em telhados metálicos pode ser usado o minitrilho ou o pé em L ou trapezoidal. Em lajes, é comum a utilização de blocos pré-moldados de concreto para base ou estruturas metálicas de inclinação.


Os quadros de proteção em Corrente Contínua (CC), também conhecidos como string-box fazem normalmente o paralelismo entre duas strings e proteção do inversor ou apenas a proteção ao inversor, tratando cada string individualmente, sem paralelismo.


O quadro CA, assim como o quadro que você possui na sua casa, é um quadro com um disjunto CA e um Dispositivo de Proteção contra Surtos (DPS). O disjuntor é um sistema de segurança para evitar sobrecarga elétrica ou curto-circuito. Quando sua força é ultrapassada, o disjuntor tem a função de interromper o fluxo de corrente.

O DPS (Surge Protection Device) é um dispositivo muito importante e só pode ser instalado através de um aterramento.. O objetivo do DPS é proteger diretamente a rede elétrica interna ou o equipamento da sobrecarga (pulso de alta tensão) causada por picos atmosféricos externos.



PRINCIPAIS COMPONENTES PROJETO COM INVERSOR STRING




PRINCIPAIS COMPONENTES PROJETO COM MICROINVERSORES




Recent Posts
Archive
Search By Tags
Follow Us
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Social Icon
energysolver
Juntos pela energia solar

(31) 3245-9070

  • Linkedin Energy Solver

Todos os direitos reservados:

© energy solver

Av. Otacílio  Negrão de Lima, 13720 Pampulha,

Belo Horizonte - Minas Gerais, Brasil

Funcionamento: 

Segunda à Sexta-feira das 08h00 às 18h00