Featured Posts

Vantagens da Geração Distribuída

Energia elétrica é essencial para a vida moderna, e é preciso produzi-la em larga escala para atender toda a população de um país. Porém, esse processo de produção de eletricidade pode causar enormes impactos ambientais. É o que acontece com as termelétricas à carvão, que lançam toneladas de CO2 na

atmosfera, ou pode acontecer com as grandes hidrelétricas, que alagam grandes porções de terra, desalojando pessoas e animais de seu habitat natural. A partir da medida da ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica), que permite a instalação de microgeradores em residências, como placas solares, é possível baratear a conta de luz. Além disso, energia solar é sustentável, infinita e se mostra cada vez mais competitiva no mercado mundial.


Ao contrário do que muitos podem pensar, a eletricidade é o nosso menor gasto. Por exemplo, você sabia que o valor da distribuição e transporte de energia equivale à 32,2% da conta de luz?


Segundo dados da Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica), os impostos também superam o valor gasto com eletricidade, representando 36,8% da conta de luz contra 31% do valor da eletricidade. Essas informações mostram que o problema não está no custo da energia em si, mas em seu longo transporte desde as hidrelétricas até o consumidor final. Este modelo de transmissão e de distribuição é pouco eficiente: 10% da energia se perde no caminho e tem um elevado custo operacional, aumentando o valor da conta de luz.


A energia solar no Brasil já é uma realidade, permitindo ao cidadão produzir energia elétrica em sua própria casa. É uma fonte de energia limpa e renovável que se utiliza dos raios do Sol, cujo impacto no meio ambiente é menor do que o de uma usina hidrelétrica, nuclear ou termelétrica. Estas últimas, por exemplo, são responsáveis por grande parte das emissões de CO2 na atmosfera, gás considerado um dos grandes vilões das mudanças climáticas. Painéis solares em telhados ou quintais permitem a produção local de energia ao captar a luz solar. Esse tipo de energia torna-se uma opção ainda mais valiosa para os brasileiros graças a nova regulamentação da ANEEL, que permite a troca da energia produzida pelos painéis por créditos em kWh na conta de luz.


Poder produzir eletricidade em seu próprio domicílio representa mais independência para o consumidor, isto é, não depender dos custos de distribuição e nem dos altos encargos do governo. Com isso, o brasileiro passará a entender com mais clareza sua conta de luz e o real valor da energia.



DESCENTRALIZAR É TER OPÇÃO

Hoje, as hidrelétricas compõem a maior parte da matriz energética brasileira, respondendo por 69% da demanda nacional. Essa centralização do fornecimento encarece a conta de luz, uma vez que a energia tem que percorrer grandes distâncias até chegar ao consumidor final.

Uma das principais vantagens da instalação de painéis solares em residências é a descentralização da produção de energia no Brasil. Poder produzir eletricidade em seu próprio domicílio representa mais independência para o consumidor, isto é, não depender dos custos de distribuição e nem dos altos encargos do governo. Com isso, o brasileiro passará a entender com mais clareza sua conta de luz e o real valor da energia.


SUA NOVA CONTA DE ENERGIA ELÉTRICA


Com o sistema de compensação estabelecido pela Aneel em dezembro de 2012, é possível injetar a energia produzida por suas placas solares na rede elétrica pública e ganhar em troca kWh de sua distribuidora de energia. Ou seja, sua nova conta de luz será a seguinte:


CONSUMO DA REDE ELÉTRICA – ENERGIA GERADA PELAS SOLARES NA RESIDÊNCIA = NOVA CONTA DE ENERGIA


É uma maneira de incentivar as energias renováveis uma vez que a compensação é prevista apenas para geração renovável de pequeno porte. Se seu microgerador gerar mais energia que o consumido por você no mês, o excedente será usado para diminuir o custo do consumo nos meses seguintes.

É importante dizer que sua conta nunca chegará a zero, pois os consumidores residenciais e de propriedades rurais devem pagar um custo mínimo de disponibilidade. Mas com certeza será um valor muito menor se comparado ao atual.



Fonte: Cartilha Energia Solar GreenPeace



Recent Posts
Archive
Search By Tags
Follow Us
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Social Icon
energysolver
Juntos pela energia solar

(31) 3245-9070

  • Linkedin Energy Solver

Todos os direitos reservados:

© energy solver

Av. Otacílio  Negrão de Lima, 13720 Pampulha,

Belo Horizonte - Minas Gerais, Brasil

Funcionamento: 

Segunda à Sexta-feira das 08h00 às 18h00